Terceira edição do ‘Nossa Onda é Preservar’ iniciou na última sexta-feira

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA) iniciou na última sexta-feira (10), a terceira edição do projeto “Nossa Onda é Preservar”. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com o Patrulha Ambiental da Brigada Militar, a Patram, e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, a UERGS.

Todas às sextas-feiras desta temporada de verão, a partir das 14h, uma estrutura montada na beira-mar, entre as avenidas Santa Rosa e Garibaldi, no Centro, visa debater e esclarecer com moradores e veranistas temas relacionados à educação ambiental e à conscientização sobre diversos aspectos relacionados ao meio ambiente. Também acontece bate-papo sobre o correto destino dos resíduos sólidos na beira da praia e na cidade em geral, além de explicações didáticas sobre os prejuízos ambientais que o descarte incorreto causa no meio ambiente como um todo.

Com o uso de material didático, oficinas de desenho e pintura, exposição de animais taxidermizados, esqueletos de animais marinhos, como vertebra de baleia, crânio e casco de algumas espécies de tartarugas marinhas, mandíbula de tubarão, coleção didática de moluscos e entrega de material informativo, são desenvolvidas orientações sobre conservação e função das dunas, importância da flora local e da fauna ocorrente na costa gaúcha, informações sobre o monitoramento e manejo da pesca no estuário da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, influência das correntes marítimas sobre o “mar chocolatão”, característico do nosso litoral. Também é abordado o descarte inadequado de resíduos sólidos na orla e em demais áreas da cidade.

As atividades ocorrem até às 17 horas e são abertas à participação do público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com