IGP completa 26 anos e promove seminário integrado com as forças de segurança

Destaques Geral Polícia Segurança

Para marcar os 26 anos de serviços prestados, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizou nesta segunda-feira (17/7) a segunda edição do seminário “REconhecer”, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Durante o encontro, foram realizados diferentes painéis para debater caminhos e soluções para o IGP. O evento teve como tema: “a integração da perícia criminal gaúcha às forças de segurança”. Diretores e técnicos, palestraram para um público direcionado para a área da segurança pública. A abertura do seminário contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e demais autoridades.

Em 17 de julho de 1997, o Diário Oficial do Estado publicou a Emenda Constitucional n. 19, criando o IGP. Até então, a atividade pericial era desenvolvida pela Coordenadoria-Geral de Perícias, ligada à Polícia Civil. O IGP, órgão especializado e autônomo, tem como missão “a realização das perícias médico-legais e criminalísticas, os serviços de identificação e o desenvolvimento de estudos e pesquisas”.

A estruturação começou com a criação dos departamentos Administrativo, Médico-Legal, de Criminalística e de Identificação, da Supervisão Técnica e da Corregedoria-Geral. Os departamentos de Perícias Laboratoriais e de Perícias do Interior foram implantados mais tarde. Em março de 2022, foi inaugurado o prédio do Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais (Crepec), a sede definitiva do IGP, totalmente planejada para a execução da atividade pericial.

Na abertura do evento, o secretário Sandro Caron pontuou a excelência do trabalho realizado pelo IGP no Estado. “O Rio Grande do Sul dispõe do melhor quadro de servidores de segurança pública de todo o país. Por isso, vamos seguir atuando pelo fortalecimento e integração do IGP com as demais forças policiais. O Instituto é peça fundamental para elucidação e solução de casos distintos, que impactam positivamente no combate à criminalidade. Vida longa ao IGP”, destacou.

Já a diretora-geral do IGP, Marguet Mittmann, enfatizou a constante evolução do trabalho pericial. “Nos últimos anos adquirimos equipamentos tecnológicos que qualificam os trabalhos dos nossos servidores e conquistamos o reconhecimento à celeridade das perícias realizadas. Hoje eu quero agradecer a parceria das demais instituições de segurança e a valorização dos laudos periciais nas ações de combate ao crime”, disse.

Para o diretor-geral adjunto, Maiquel Santos, o reconhecimento do trabalho do IGP gaúcho também é reconhecido em âmbito nacional. “Uma das conquistas mais recentes do IGP é o selo de excelência nas perícias de drogas. A assertividade das amostras foi de 100%, ou seja, todas nossas perícias em drogas geraram resultados exatos”, ressaltou.

Também participaram do seminário “REconhecer”, o secretário-adjunto da SSP, Mário Ikeda, comandante-geral da Brigada Militar, Cláudio Feoli, chefe de Polícia, Fernando Sodré, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), Eduardo Estêvam Rodrigues, diretor-geral do DetranRS, Mauro Caobelli, superintendente da Superintendência dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, e demais autoridades.

Texto: Lurdinha Matos/SSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *