Secretaria de Saúde de Capão da Canoa promove ação referente ao “Maio Vermelho”

Geral

Maio é dedicado para conscientizar, prevenir e lutar contra o câncer de boca. Nesse sentido, a Prefeitura de Capão da Canoa, por intermédio da Secretaria de Saúde, promove, durante o todo esse mês, exames bucais. A primeira ação ocorreu nesta quarta-feira (2). Os exames são oferecidos, no Centro Odontológico, nas segundas e quartas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

O prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, observa que o câncer de bola é o quinto tumor mais reqüente em homens e o sétimo em mulheres. “Um mês onde se debate, de forma mais intensa, sobre um tema de saúde pública muito importante, lembrando sempre que a prevenção é o melhor remédio”, diz.

O principal fator de risco é o fumo, cerca de 90% das pessoas acometidas de câncer de boca são fumantes, e o risco aumenta de acordo com a quantidade de fumo consumida. A fumaça do cigarro, cachimbo ou charuto, pode causar câncer em qualquer parte da boca ou garganta, laringe, esôfago, pulmões, rins, bexiga, além de outros órgãos.

O principal sintoma é o aparecimento de uma úlcera em qualquer área dos lábios ou parte interna da boca, diferentemente das aftas que são úlceras muitos doloridas, as ulcerações que representam tumores de boca são assintomáticas, é importante informar que qualquer lesão que não cicatrize em 15 dias deve realizada biópsia.

_

Texto: Bernardo Zamperetti
Foto: Luiz Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.