Com o objetivo de qualificar o atendimento e ampliar o acesso dos gaúchos ao Sistema Único de Saúde (SUS), o governo do Estado lançou nesta segunda-feira (13/9) o projeto Avançar na Saúde. Por meio do Avançar na Saúde, o Hospital Tramandaí (HT), que está sob a gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), receberá R$ 11,1 milhões destinados para as obras de ampliação e para as melhorias na estrutura atual.
O recurso destinado ao HT foi solicitado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), que articulou a reivindicação junto ao Governo do Estado, por meio do programa Avançar, que visa acelerar o crescimento econômico e incrementar a qualidade da prestação de serviços à população. Esse investimento tornará possível a realização de obras de ampliação na unidade de endoscopia e da emergência; a construção de 12 novos leitos de internação; a aquisição de estrutura refrigerada para adequação do morgue; a construção de área para destinação do lixo hospitalar e a ampliação da estrutura física da emergência, promovendo a melhor assistência às pessoas que buscam atendimento no HT.
Além disso, na estrutura atual o valor viabilizará a reforma e a substituição da rede de energia elétrica; a renovação completa do telhado, que tem como objetivo resolver problemas recorrentes de infiltração; a instalação de painéis solares fotovoltaicos, que são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica; e a instalação de sistema de reaproveitamento da água da chuva. Também estão contempladas dentro das ações as melhorias na área física do bloco cirúrgico; a reforma e a ampliação da unidade de terapia intensiva, e ainda, a adequação das áreas de acesso às ambulâncias.