Encerrada oficialmente nesta segunda-feira (5), a Operação Verão 2017/2018 teve redução de 51% na quantidade de acidentes com vítimas na Free Way. Na operação anterior, foram registrados 65 acidentes com vítima, nesta foram 32. Também houve redução na quantidade de feridos, que passou de 104 para 85. A temporada compreende o período de 15 de dezembro de 2017 a 5 de março de 2018.
O verão também foi marcado por recordes de tráfego: o Ano Novo foi o feriado estendido que mais levou veículos à Free Way em direção ao litoral em toda a história da rodovia. Em quatro dias de ida às praias, foram 226,2 mil veículos passando pelo pedágio de Santo Antônio da Patrulha. O fluxo superou o do Réveillon de 2016, quando 208 mil veículos fizeram o deslocamento em quatro dias, e é maior do que até mesmo as movimentações de Carnaval de anos anteriores.
Durante essa Operação Verão, foram atendidas quase 19 mil ocorrências, onde se contabilizam todos os tipos de atendimento, como problemas mecânicos, acidentes e socorro médico, entre outros. O tempo médio de chegada para atendimento médico foi de quatro minutos, e o tempo médio para auxílio mecânico foi de sete minutos.
Esse verão marcou os cinco anos de uso do acostamento como faixa adicional na volta do litoral. Nessa temporada, ele foi usado por 128 horas, sendo 35 delas ininterruptas, na volta do feriado de Ano Novo. A Operação Papa Fila, que consiste em disponibilizar funcionários para recolherem os valores do pedágio já nas filas, agilizou a cobrança de 180,5 mil tarifas.
_
Foto: Polícia Civil/ Divulgação