As Promotorias de Justiça de Torres e Tramandaí, com o apoio do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do MPRS (Gepevid), realizaram, na última sexta-feira, 27 de janeiro, o evento “Avaliação e Gestão de Risco para Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: o uso do Formulário Nacional de Avaliação de Risco pelo Sistema de Justiça e a Rede de Proteção”.
O objetivo do encontro, ocorrido na sede do Ministério Público em Torres, foi apresentar o Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar), além de trazer reflexões sobre os efeitos práticos da sua utilização para articulação entre o sistema de Justiça e a rede de proteção à mulher. “O trabalho em rede contribui para minimizar as dores e os sofrimentos das pessoas, buscando a proteção dos direitos humanos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar”, destacou o promotor de Torres, Vinícius de Melo Lima, um dos organizadores do evento.
Para o promotor de Tramandaí Rodrigo Louzada, a capacitação foi uma excelente oportunidade de aproximação entre as redes de Torres e Tramandaí, de forma a compartilhar conhecimentos, experiências e novas iniciativas. “Além disso, esclareceu diversos pontos importantes sobre o preenchimento do Formulário Nacional de Avaliação de Risco, possibilitando uma melhor atuação da rede no enfrentamento à violência doméstica”, disse.
Participaram da atividade a promotora de Justiça Carla Carrion Frós, coordenadora do Gepevid, e representantes de órgãos e secretarias municipais de cidades da região, além de integrantes do sistema socioassistencial, policiais militares e civis e membros do Poder Judiciário das comarcas de Tramandaí e Torres.