Foi aberta, nesta segunda-feira (22/8), a 28ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência com o tema “A união que fortalece o protagonismo”, em cerimônia realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Na solenidade, o diretor-presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD (Faders), Marquinho Lang, afirmou que esta semana tem o caráter de ser uma vitrine a todos os municípios do Estado, trabalhando, principalmente, na questão do protagonismo da pessoa com deficiência. “Protagonismo é estar na rua, em frente à situação, só assim que as coisas vão acontecer. Só assim vão ser quebrados paradigmas e fazer a diferença”, disse.
A vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Copede), Cimone Barbosa Gonzales Halberstadt, afirmou que o momento é de estender parcerias, de efetivar políticas públicas assertivas, e que os avanços permaneçam. “Enquanto tiver uma mãe ouvindo seu filho e vendo que a diferença dele é uma questão de assessoramento, não desistiremos”, disse.
Segundo a secretária de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência do Social (SICDHAS), Márcia Pires de la Torre, “lutar pela inclusão é compreender que cada indivíduo tem sua experiência própria e única e que nenhuma pode ser desprezada”. Além disso, reforçou a expectativa de que a Lei Gaúcha de Acessibilidade e Inclusão seja aprovada ainda neste ano.
O evento contou com a presença de autoridades do governo estadual, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública do Estado e lideranças de entidades que representam os direitos das pessoas com deficiência.
As atividades da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência se estendem até o dia 3 de setembro e serão realizadas nas cidades de Porto Alegre, São Sepé, Pelotas, Farroupilha, Vera Cruz, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Sapiranga, Canoas e Capão da Canoa.
• A programação completa pode ser acessada aqui.
Texto: Ascom SICDHAS
Edição: Secom