Quarta-feira marcou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Destaques Geral Notícia Segurança

Esta quarta-feira (15 de junho) marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Buscando informar a população sobre o assunto, a Prefeitura de Imbé preparou um cronograma de publicações e iniciativas que explicam sobre os principais tipos de violências contra idosos, além de informar os canais de denúncia, as formas de evitar golpes e de exigir seus direitos. As ações fazem parte do Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, e são uma realização da Secretaria Municipal de Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI).

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência contra a pessoa idosa como ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional do indivíduo, impedindo o desempenho de seu papel social. Entre os principais tipos de violência está o abandono de incapaz, que acontece ao negligenciar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, assim como não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado. O Estatuto do Idoso prevê pena por detenção de seis meses a 3 anos e multa para autores desse crime.

 

Em caso de violência contra a pessoa idosa, denuncie pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos). O atendimento é realizado diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.


TEXTO: José Luiz Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *