O governo do Estado, representado pelo vice-governador Gabriel Souza e pelo secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, estará presente pela segunda vez consecutiva do Paleta Atlântida, que chega à sua 7ª edição no sábado (27/1), em Xangri-lá, no Litoral Norte. O evento, conhecido pelo número de assadores de carne na beira da praia, promete reunir cerca de 100 mil pessoas em mais de três quilômetros de churrasqueiras.
“O churrasco é uma das grandes tradições do povo gaúcho e símbolo da nossa cultura. Essa iniciativa contribui para reforçar o Rio Grande do Sul como destino turístico gastronômico, fomentando a economia do Estado”, destaca o vice-governador.
A programação do evento inclui a degustação de carnes e uma competição entre assadores nas categorias amador e profissional, além de atividades esportivas e shows musicais.
Potencial
A Secretaria de Turismo (Setur) representará o Estado em um amplo espaço do Paleta Atlântida, onde também serão servidos cortes especiais. A estratégia reforça a posição do churrasco como um dos principais atrativos turísticos gaúchos. Além disso, a pasta promoverá o encontro entre empresários do setor, investidores e autoridades locais em um ambiente propício ao networking.
“O churrasco é um elemento fundamental para a economia do Estado, especialmente em relação ao agronegócio. Mas o destaque vai além e inclui o turismo. A figura do gaúcho e a cultura gaúcha têm potencial imenso a ser explorado para atrair mais visitantes”, afirma Rodriguez Júnior.
No ano passado, 80 mil pessoas estiveram na Praia de Atlântida durante o evento, conforme dados divulgados pelos organizadores. Dos visitantes, 70% eram de Porto Alegre e do interior do Estado, 28% provenientes de outros estados brasileiros e 2% de fora do país. Na rede hoteleira, o movimento aumenta tanto em Xangri-lá como nas cidades litorâneas próximas.
Serviço
O quê: 7ª edição do Paleta Atlântida
Quando: sábado (27/1)
Onde: Praia de Atlântida (R. Guatambu, 3202 – Xangri-lá)
Ingressos: entrada gratuita (ingressos para o Open Food podem ser adquiridos neste link)
Texto: Ascom Setur e Ascom GVG
Edição: Secom