A Prefeitura de Imbé, por meio da Secretaria Municipal de Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI), desenvolveu um cronograma de ações para informar a população a respeito do Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. A partir da próxima segunda-feira (13), a secretária Daiana Godoy visitará e orientará as turmas do projeto Sábia Idade sobre os direitos dos idosos, além de informar sobre os canais de denúncia e como evitar golpes.
“O projeto Sábia Idade conta com mais de 300 alunos matriculados, entre homens e mulheres a partir de 55 anos de idade, por isso se torna um ambiente crucial para reforçar a mensagem do Junho Violeta”, explicou Daiana. As visitas em turmas do projeto seguem até o dia 21 de junho.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência contra a pessoa idosa como ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa idosa, impedindo o desempenho de seu papel social. Entre as situações mais frequentes de violência estão o abandono, a ameaça e a retenção de cartões que oferecem benefícios e direitos aos idosos.
“Consideramos de extrema importância nosso posicionamento no Junho Violeta, pois muitas pessoas não sabem identificar e denunciar a violência contra os idosos que já tinham estatísticas elevadas e só aumentaram na realidade pós-pandemia de covid-19”, ressaltou a secretária.
Em caso de violência contra a pessoa idosa, denuncie pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos). O atendimento é realizado diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.
Confira o calendário de atividades do Junho Violeta nas turmas do Sábia Idade:
13 de junho – SEGUNDA-FEIRA:
8h30 – Medianeira
16h – Medianeira
14 de junho – TERÇA-FEIRA:
8h30 – Santa Ana – Albatroz
16h – Santa Terezinha
15 de junho – QUARTA-FEIRA:
8h30 – Mariluz
10h – Medianeira
14h30 – Mariluz
20 de junho – SEGUNDA-FEIRA:
8h30 – Santo Antonio – Presidente
16h – SABAN
21 de junho – TERÇA-FEIRA:
9h – Santa Terezinha
16h – Santa Ana – Albatroz
TEXTO: José Luiz Filho