Foi iniciada mais uma etapa das obras de recuperação da margem do Rio Tramandaí ao lado da Petrobrás, na avenida Nilza Godoy. A Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) iniciou a colocação de pedras para evitar possíveis desmoronamentos. De acordo com a Prefeitura, como haviam muitas pedras espalhadas pela margem do rio, uma retroescavadeira foi utilizada para remover as rochas de dentro da água para, posteriormente, servir como contenção. Além disso, a SMOV diz que o objetivo é melhorar o visual da beira e servir como proteção para erosão.
O prefeito Pierre Emerim explica que o trabalho foi necessário diante do local apresentar areia e, com a força das águas, poderia ocorrer desmoronamentos. Pierre ressalta que esse é mais um importante passo para o grande projeto turístico que a cidade pretende implementar na revitalização da orla da avenida Nilza Godoy, entre a Ponte Giuseppe Garibaldi e a área da Petrobrás.
“Vejam como está muito melhor a nossa margem do Rio Tramandaí com a demolição dos imóveis que ali existiam e agora com o refazimento das pedras de contenção. Agradeço a todos os trabalhadores que atuaram nesses últimos dias nessa empreitada”, disse Pierre.
A revitalização da Orla do Rio Tramandaí contará com equipamentos comunitários para o lazer da população como ciclovia, espaços para caminhadas e estacionamentos em bloquete e pavimentação. O prefeito afirmou que desde 2013, quando assumiu a gestão, instaurou procedimento junto a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), requerendo a área que estava sendo utilizada por terceiros. Na semana passada, uma imissão de posse garantiu a retomada dos imóveis para o município através de liminar junto à Justiça Federal de Capão da Canoa.
Decom