IMBÉ: VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 SEGUE NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Imbé recebeu nesta sexta-feira (04) mais 630 doses de vacinas contra a Covid-19 e dará sequência na vacinação a partir da próxima segunda-feira (07), das 9h às 17h, em campanha centralizada no Ginásio Municipal Engenheiro Floreal Sala, no Centro. Não é drive-thru. O público que pode receber a vacina está na listagem abaixo. A novidade será a abertura da vacinação para os trabalhadores municipais e terceirizados que atuam nos serviços de limpeza urbana e os caminhoneiros.
De acordo com o prefeito Ique Vedovato, as vacinas são da Pfeizer e Oxford AstraZeneca. “Infelizmente não temos previsão de receber novas remessas da Coronavac e isso nos deixa agoniado. Pelas informações da imprensa nacional, ainda nesta quinzena o Instituto Butantan deverá enviar ao Ministério da Saúde mais vacinas para que estas sejam distribuídas aos estados e municípios. A segunda dose deste laboratório está além de atrasada, e como não podemos ainda comprar a vacina, o jeito vai ser esperar,” pontua Ique.
Em Imbé, ao total, 2.247 pessoas ainda não receberam a segunda dose da Coronavac. Por outro lado, a cidade já vacinou com a primeira dose mais de 43,88% da população estimada pelo IBGE. São 10.212 pessoas vacinadas e 2.882 já imunizadas (que receberam a segunda dose), o que corresponde a 12,38% da população. “Temos o ‘Vacinômetro’, uma ferramenta que desenvolvemos que é muito eficaz e nos dá dados gerais e detalhados sobre a vacinação na nossa cidade. O Vacinômetro nos dá segurança para desenvolvermos o melhor planejamento em relação a vacinação da nossa comunidade”, destaca o prefeito. “Mesmo com esse atraso na distribuição de doses da Coronavac, estamos bem adiantados e na certeza de que, em breve, teremos nossa comunidade imunizada”, complementa.
Conforme o “Vacinômetro” da Prefeitura, 112 pessoas podem fazer a dose dois do imunobiológico da AstraZeneca a partir da desta segunda-feira. Nas gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) serão aplicadas as doses da Pfeizer.
A idéia é que já na próxima terça-feira, sejam vacinados as pessoas do último grupo prioritário, que são os trabalhadores da indústria local, e que já seja possível também vacinar a população em geral que não faz parte de nenhum dos demais grupos, de maneira escalonada, e obedecendo a ordem decrescente de idade, dos 59 aos 18 anos.
Lembramos que para se vacinar, é necessário estar cadastrado no nosso vacinômetro. Basta acessar: vacina.imbe.rs.gov.br
“A aplicação da vacina é gratuita, mas continuamos com a campanha de arrecadação de alimentos, então se vai te vacinar, doe alimentos para serem distribuídos aos mais carentes”, finaliza Ique.
Quem pode receber a vacina nesta segunda:
– Trabalhadores municipais e terceirizados que atuam nos serviços de limpeza urbana;
– Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) com a vacina da Pfeizer;
– Trabalhadores do setor portuário;
– Trabalhadores da área da educação que atuem na cidade (da Educação Infantil ao Ensino Superior);
– Pessoas com as comorbidades constantes neste link (maiores de 18 anos): https://vacina.imbe.rs.gov.br/…/comorbidades_03.05.21…
– Pacientes Imunossuprimidos (transplantados, HIV, pacientes oncológicos em tratamento) acima de 18 anos;
– Pessoas em situação de rua, maiores de 18 anos;
– Motoristas dos sistema de transporte coletivo que atuem na cidade;
– Pessoas acima de 60 anos;
– Portadores de Síndrome de Down (a partir de 18 anos);
– Pessoas com deficiência permanente (a partir de 18 anos);
– Caminhoneiros (deverão apresentar cópia da CNH válida, das categoria C, D e ,E e que tenha na observação que Exerce Atividade Remunerada – EAR);
– Profissionais da Saúde;
– Profissionais da Segurança Pública;
– Pessoas em tempo de receber a dose dois da AstraZeneca.
——————————-
Texto: Leandro Luz
Foto: Ivan de Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com