O prefeito Ique Vedovato sancionou nesta quarta-feira (30) a Lei Municipal 2189/21, que cria o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos (PFAH) nas escolas municipais, que tem como objetivo combater a precariedade menstrual. O ato contou com a presença da secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos, Daiana Godoy, da secretária municipal de Administração, Maria Luiza Gonçalves, e da secretária municipal adjunta da Fazenda, Adriana Ramos. O envolve ainda a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).
A Lei identifica a precariedade menstrual como falta de acesso, recursos, estrutura e até de conhecimento de cuidados por parte de mulheres e meninas acerca do assunto, o que pode ocasionar problemas de saúde ou até emocionais como desconfortos, insegurança e estresse, além de aumentar a discriminação que as mulheres sofrem.
Quando implementado, o Programa garantirá a distribuição gratuita dos absorventes por meio de cotas mensais a cada estudante do sexo feminino. “A Lei também busca levar informações às pessoas, a fim de conscientizá-las e assim mudar esta realidade de pobreza menstrual”, argumenta a secretária Daiana.
———————————–
TEXTO: Leandro Luz/Talis Ramon
FOTO: Ivan de Andrade