O governo do RS participou, na manhã desta quarta (15/6), do lançamento da campanha Rio Grande Contra a Fome, na Assembleia Legislativa. Além do Executivo Estadual e do Legislativo, a iniciativa conta, em sua primeira fase, com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública do RS e Tribunal de Contas do Estado. A mobilização, proposta pela Assembleia, tem o objetivo de promover a união de diversas instituições gaúchas contra o avanço da fome e da insegurança alimentar no RS.
No evento, o governador Ranolfo Vieira Júnior assinou um termo de cooperação com os demais órgãos e comentou ser fundamental a união de esforços para combater a fome. “De imediato, confirmamos a parceria nessa ação. A Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social e a Defesa Civil Estadual estão à disposição para a coleta e operacionalização dos alimentos, pois temos capilaridades para ajudar na distribuição e entrega do que for arrecadado”, disse.
O governador também citou as ações do programa Avançar, que colaboram direta ou indiretamente para reduzir a segurança alimentar no RS. “Temos dois exemplos de projetos nesse sentido, que é SOS Estiagem, na Agricultura, e o Devolve ICMS, na Fazenda. Além deles, há outras ações e políticas públicas de enfrentamento a fome”, afirmou Ranolfo.
Um dos pontos da campanha é estimular a destinação de alimentos para a Central de Doações do RS, que é de responsabilidade da Defesa Civil Estadual. Outro foco será estruturar ações com instituições e empresas para ampliar o enfrentamento à fome e à pobreza extrema.
Para o presidente da Assembleia, deputado Valdeci Oliveira, a ação é importante para promover iniciativas conjuntas. “É uma luta de sensibilização e solidariedade. A fome é hoje o maior problema do país. Entretanto, o Rio Grande Contra a Fome não é uma política pública e, sim, uma movimentação coletiva”, salientou.
Como ajudar
Para doar alimentos ou cestas básicas uma das opções é encaminhar os produtos à Defesa Civil Estadual (av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre). A Assembleia também mantém um posto de arrecadação (praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre). Outra alternativa são os pontos de coleta da Campanha do Agasalho 2022. O site riograndecontrafome.al.rs.gov.br disponibiliza mais informações sobre a campanha.Texto: Lucas Barroso
Edição: Secom