O trabalho de prevenção e salvamento realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) durante o veraneio estará mais ainda qualificada a partir desta sexta-feira (31). Os guarda-vidas passarão a utilizar 10 motos aquáticas para apoio nas atividades de vigilância e resgate em águas internas e nas praias dos litorais Norte e Sul do RS. Os equipamentos serão entregues pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, em evento no Largo do Baronda, na Avenida Beira-Mar, em Capão da Canoa, às 14h.
Na ocasião, também será apresentado um balanço do primeiro mês de atividades da Operação RS Verão Total. Serão divulgados dados de todas as instituições vinculadas da Secretaria da Segurança Pública (Brigada Militar, Polícia Civil, CBMRS, Instituto-Geral de Perícias e Departamento Estadual de Trânsito) e das demais pastas envolvidas no incremento de serviços públicos aos cidadãos no litoral gaúcho, referentes ao período entre 21 de dezembro de 2019 e 21 de janeiro de 2020.
As motos aquáticas permitirão aos guarda-vidas ampliar as ações de prevenção e orientação aos banhistas quanto aos locais seguros para banho, além de agilizar o tempo de resposta e o alcance nas situações que exigirem o resgate de vítimas. Os equipamentos, num investimento total de R$ 753,2 mil, foram adquiridos com recursos de convênio com a empresa Fraport, como contrapartida pelo serviço de prevenção de incêndio no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital.
No evento desta sexta-feira, também serão entregues ao CBMRS 12 pranchas de resgate e 10 desfibriladores externos, semiautomáticos, que irão equipar os triciclos utilizados pelos guarda-vidas para o trabalho de prevenção e abordagem na faixa de areia. Os equipamentos são doação da Unimed .