Todos os municípios do Estado podem se inscrever no programa Mãe Gaúcha, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a partir desta quinta-feira (8/2). A iniciativa distribuirá 24,7 mil kits de enxoval para bebês a gestantes em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza, que residam nos municípios que aderirem ao edital. A solenidade de lançamento do Mãe Gaúcha ocorreu na quarta-feira (7/2), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
O Mãe Gaúcha contemplará gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam o benefício do programa Bolsa Família ou que estejam aguardando o deferimento da inscrição no programa. Também é necessário que as gestantes estejam com o pré-natal em dia. Cada kit é composto por peças essenciais para os primeiros meses do bebê, como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias, além de uma bolsa maternidade.
Como aderir
Confira a seguir o passo a passo para os municípios aderirem ao edital do Mãe Gaúcha:
- Acesse a página do programa Mãe Gaúcha na página da Sedes, clique na aba “Serviços” e selecione “Programa Mãe Gaúcha”.
- Na página do Mãe Gaúcha, você encontra o edital e o termo de adesão, além do formulário para inscrição no programa. Leia com atenção ambos os documentos.
- Em seguida, acesse “Formulário de Inscrição” e efetue o preenchimento. Anexe a documentação solicitada no cabeçalho do formulário: documento de identificação do(a) prefeito(a); cópia da ata de posse ou ato de designação do(a) prefeito(a); e comprovante de residência do(a) prefeito(a), além do termo de adesão assinado pelo(a) prefeito(a) e endereçado ao titular da Sedes, Roberto Fantinel, no prazo de até 10 dias úteis após publicação do edital.
- Depois de concluir a operação, clique em “Enviar”.
Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom