Professores da rede municipal de ensino participaram, no início da noite de segunda-feira (9), de uma palestra sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O palestrante foi o professor e doutor em Ciências da Educação, Júlio Furtado e aconteceu no salão de eventos do Capão da Canoa Futebol Clube.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Conforme a Secretária de Educação, Regina Witt, a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino. “O documento também envolve as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil”, observa.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Júlio Furtado é graduado em Geografia, Pedagogia. Pós-graduado em Orientação Educacional; Especialista em PNL (Programação Neurolinguística); Diplomado em Psicopedagogia pela Universidade de Havana, Cuba; Mestre em Educação pela UFRJ; Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, Cuba; Professor Universitário (Graduação e Pós-graduação) e ex-reitor Universitário.
_