A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) executou, na última segunda-feira (10/7), mais uma etapa importante da obra de construção da nova ponte sobre o arroio Pereira, no km 3,5 da ERS-474, em Santo Antônio da Patrulha: o içamento de 22 aduelas que formarão a estrutura da galeria dupla de 11 metros de comprimento por 11 de largura. Cada peça pesa aproximadamente 10,5 toneladas.
O diretor-técnico da EGR, Luis Fernando Vanacor, acompanhou os serviços, que devem ter continuidade na terça-feira (11/7), dependendo das condições climáticas. Após a finalização dessa etapa, estão programadas a execução do preenchimento lateral, a colocação da laje superior, a pavimentação e, por fim, a nova sinalização horizontal e vertical no trecho.
Inutilizada desde a queda na madrugada de 16 de junho, em razão do ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul, a ponte teve de ser destruída. No lugar, a EGR construiu uma passagem provisória como desvio, montado ao lado da estrutura. A construção da nova ponte deverá ser finalizada até o final do mês de julho.
Conforme o diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, desde que os prejuízos causados pelo ciclone resultaram em transtornos aos usuários, a montagem do desvio e a reconstrução da ponte passaram a ser prioridade máxima nas ações articuladas pela empresa. “Ordenei que a nossa mobilização fosse concentrada para a realização de medidas que minimizassem os danos aos motoristas e moradores de Santo Antônio da Patrulha e região”, explicou o dirigente. “Estamos trabalhando diariamente para entregarmos à população uma nova ponte, enquanto os usuários trafegam, provisoriamente, pelo desvio.”
Texto: Ascom EGR
Edição: Secom