Integrando as comemorações de Aniversário de Arroio do Sal, a Taça da Emancipação aconteceu nesse domingo, 22 de abril, no Estádio Elza dos Santos Magnus e contou com oito equipes na disputa do título.
Na primeira fase os Clubes estavam organizados em duas chaves com quatro equipes em cada. A Chave A era composta por Millonários, Ecas, Areias Brancas e Rondinha e a Chave B por Praia Azul, Balneário Atlântico, Figueirinha e União da Vila.
A primeira fase encerrou e as equipes que seguiram na competição em busca do título foram Millonários com sete pontos, Atlântico com sete pontos, Praia Azul com seis pontos e Ecas com quatro pontos.
Nas semifinais o Ecas venceu o Atlântico por 1 a 0 e seguiu para a final. No outro confronto, Millonários garantiu a vaga ao vencer a Praia Azul nos pênaltis por 2 a 0 depois de empatar sem gols no tempo regulamentar.
A grande final aconteceu entre Ecas e Millonários, que terminaram a partida empatados em 0 a 0, o que levou a disputa para os pênaltis e então, o Ecas venceu por 8 a 7 e se sagrou o grande campeão da Taça da Emancipação 2018.