Na manhã desta terça (8), a CCR ViaSul promoveu mais edição da sua ação ‘Café na Passarela’, na estrutura localizada no km 94,8 da Freeway. A iniciativa, realizada das 6h30 às 9h se deu em alusão ao Dia do Pedestre, celebrado na data e contou com a participação de mais 50 pessoas que receberam kits contendo sanduíche, frutas, suco, achocolatado e café.
Conforme o coordenador de operações da CCR ViaSul Paulo Linck, são cerca de 2 mil pessoas utilizando a passarela. “Por outro lado, temos um fluxo diário de, aproximadamente, 110 mil veículos nesta região, podendo ser ainda maior em dias de evento. Por isso, a importância da realização desta ação, para reforçar os pedestres sobre a utilização da passarela para a travessia da rodovia, evitando assim, atropelamentos”, destaca Linck.
O cronograma da Concessionária prevê a implantação de mais três passarelas na Freeway, sendo uma no km 98, também na capital, e as outras duas em Gravataí, uma no km 69 e outra no km 71, com obras iniciando ainda em 2023 e término até fevereiro do ano que vem.
Ao todo, o contrato de concessão da CCR ViaSul prevê a construção de 32 novos dispositivos, sendo 10 na BR-101 (das quais 9 já estão concluídas), 18 na BR-386, também ações já acontecendo, além das quatro já citadas na Freeway.
Todos os locais de implantação foram determinados pelo Programa de Exploração da Rodovia (PER), estabelecido pelo Contrato de Concessão assinado pela CCR ViaSul junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres, após estudo que mostrou alto fluxo de pedestres na região em razão das comunidades no entorno.
Segurança e acessibilidade
As novas passarelas contam com tela de proteção no trecho de travessia sobre a pista para evitar que quaisquer resíduos sejam atirados na pista. As calçadas e passeios que dão acesso à rampa seguem todas as exigências que garantem acessibilidade às pessoas com deficiência.
Além disso, os dispositivos implantados contam com pontos de parada de ônibus, desde que respeitem uma distância mínima de 3,5 quilômetros entre eles.
A CCR ViaSul também é responsável pela instalação e manutenção de toda iluminação dessas estruturas, bem como das câmeras que irão monitorar integralmente os locais por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) garantindo ainda mais segurança à população.