Cotistas entre 57 e 59 anos podem sacar PIS e Pasep partir desta segunda-feira

Geral

Cotistas do PIS e do Pasep com idade a partir de 57 anos podem procurar as agências da Caixa e do Banco do Brasil, respectivamente, para sacar o benefício, a partir desta segunda-feira. O valor total disponível para essa etapa ultrapassa R$ 4 bilhões, que podem ser sacados até 29 de junho.

Depois disso, os pagamentos serão interrompidos, entre os dias 30 de junho e 7 de agosto, período em que são aplicadas as correções monetárias do exercício 2017/2018 sobre o benefício. No ano passado, por exemplo, o reajuste chegou a 8,9%. Nesse caso, segundo os bancos, quem puder esperar para sacar a partir de 8 de agosto, recebe um valor superior ao que está na conta atualmente.

Na quarta-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer sancionou a lei e assinou o decreto que regulamenta os saques das contas inativas do PIS e do Pasep, que agora podem ser feitos por todas as pessoas com direito ao benefício, e não apenas para cotistas com 60 anos ou mais, como previa a regra anterior.

A janela de saques do PIS/Pasep vai até o dia 28 de setembro, mas apenas para trabalhadores com até 59 anos. Para aqueles com 60 anos ou mais, seguem valendo as regras já em vigor, que permitem o saque do benefício a qualquer tempo, inclusive após o fim de setembro.

Podem fazer o saque servidores públicos, no caso do Pasep, e pessoas que trabalharam no setor privado com carteira assinada, no caso do PIS, entre os anos de 1971, quando o governo criou as duas contribuições, e 1988. O pagamento das cotas deve injetar R$ 39,3 bilhões na economia. O impacto potencial no PIB é na ordem de 0,55 ponto percentual.

Herdeiros também podem sacar
No caso de cotistas falecidos, o beneficiário legal pode sacar os valores. Para isso, ele deve se apresentar nas agências bancárias portando documentos oficiais de identificação e comprovação de que é herdeiro do cotista com saldo a receber.

Para saber se pode sacar o benefício, o trabalhador pode acessar os sites www.caixa.gov.br/cotaspis e www.bb.com.br/pasep.

Rádio Guaíba Am/Fm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.