Com a abertura dos portões da 47ª Expointer neste sábado (24/8), o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil começa a receber visitantes de diversas regiões do Brasil e do mundo. Organizada pelas secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Desenvolvimento Rural (SDR), a feira ocorre até 1º de setembro, em Esteio, e oferece uma programação diversificada.
O primeiro dia da feira começa com grande entusiasmo. Às 8h, no Portão 2, a abertura oficial dos portões é marcada pela apresentação de uma banda alemã, seguida por um café de cambona oferecido ao público. Além disso, em frente à casa da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), os visitantes poderão apreciar uma apresentação de dança folclórica gaúcha.
Nas pistas do parque, haverá diversos julgamentos e provas, nas categorias adulto e infantil, que começam às 8h e se estendem até o final da tarde. Nos estandes, os visitantes podem participar de palestras e workshops, cujos temas e locais podem ser conferidos na programação da feira.
À tarde, em homenagem aos 100 anos do payador e poeta gaúcho Jayme Caetano Braun, será apresentado o show Jayme Caetano Braun – Um século de arte, no palco principal da Expointer, às 15h.
Para encerrar o primeiro dia da Expointer 2024, às 19h, é a vez do espetáculo Ópera Gaúcha, que será realizado na Pista Central do parque, com a participação de diversos artistas gaúchos e apresentações de dança, música e declamação. A noite termina com o Festival Sou do Sul e o show da cantora Luísa Sonza, na Pista dos Cavalos Crioulos, a partir das 21h.
Texto: Thales Moreira
Edição: Secom