Arroio do Sal realiza a entrega da primeira Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea)

Destaques Geral Notícia Tecnologia

O Município de Arroio do Sal realizou no dia 12/05, quinta-feira, a entrega da primeira Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), o documento atende aos requisitos da Lei Federal 13.977/2020, também conhecida como Lei Romeo Mion.

De acordo com o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flavio Angst (Bolão), com a emissão da Carteira, o Município terá condições de criar um banco de dados que dará informações sobre a realidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que permitirá melhor atender as necessidades desse público.

Na data da entrega da Ciptea, a Secretaria Municipal da Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social promoveu o primeiro encontro com pais de crianças com TEA. De acordo com o secretário da pasta, Manoel Pedro Faustino (Maneca), a secretaria tem o objetivo de realizar encontros periódicos para rodas de conversa entre pais e profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.

No dia do encontro, o secretário Maneca realizou a entrega da primeira carteira a uma criança com TEA e, segundo o secretário Maneca, o ato representa um grande avanço para as pessoas com autismo em Arroio do Sal e seus familiares, já que evita a apresentação de vários outros documentos comprobatórios, garantindo a prioridade no atendimento aos serviços públicos e privados.

Após a aquisição da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é possível solicitar o selo do TEA no documento de Registro de Identidade (RG), para o qual o Município já está apto a realizar por meio do Setor de Identificação. Sobre isso, acesse!

Como solicitar?

Para solicitar o documento Ciptea, agende seu horário no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Ademar Valim Dias, nº 99, pelo telefone (51) 3687-3539 (WhatsApp) e apresente os seguintes documentos:

– RG ou CN;

– CPF;

– Foto 3×4 (pode ser digital);

– Cartão do SUS;

– Cópia ou foto do laudo/atestado médico carimbado e assinado atestando que a pessoa possui transtorno do espectro autista;

– Tipo sanguíneo (opcional);

– Dados de saúde;

– Nome do médico que o acompanha;

– Endereço completo do consultório (rua, número, bairro e cidade);

– Telefone do médico com DDD;

– Carteirinha do Plano de Saúde (se houver);

 

Dados dos responsáveis 1 e 2:

Nome:

CPF:

RG:

Endereço e telefone:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *