Em Osório está em andamento a programação do Setembro Amarelo, mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e valorização à vida. O trabalho tem alusão à data do dia 10, quando é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A campanha “Setembro Amarelo” foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.
Em Osório, o Comitê coordenado pela da Secretaria de Saúde e o Comitê de Prevenção e Pósvenção ao Suicídio, enfatiza a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental de crianças e adolescentes. O aumento de casos de suicídio entre jovens é motivo de preocupação e as estratégias voltam-se a ações que promovam conscientização.
O momento chama para essa reflexão e foi criada recentemente a política pública de valorização da vida. O trabalho do Poder Executivo ocorre com coordenação da Secretaria de Saúde e o Comitê de Prevenção e Pósvenção ao Suicídio, que tem trabalhado em estratégias para identificar e coibir as causas que levam pessoas a atentar contra a própria vida.
O Comitê iniciou em abril, a elaboração do Plano Municipal de Promoção a Vida, Prevenção e Posvenção, por meio de capacitação e atualização dos representantes do Comitê e dos profissionais do CAPS.
Entre 2009 e 2018, mais de 40 suicídios ocorreram em Osório e preocupados com esses dados, foram definidas atividades como palestras, distribuição de material informativo e capacitação de profissionais, como professores.
Incluindo a programação do Setembro Amarelo em Osório, haverá na quarta-feira (4/9) um Simpósio na Câmara de Vereadores.
Confira a programação:
2/9- Apresentação do trabalho do Comitê Municipal de Prevenção do Suicídio na Tribuna Livre na Câmara de Vereadores.
4/9- Simpósio de atualização e capacitação em prevenção em comportamento suicida e autolesivo, na Câmara de Vereadores.
10/9- Participação no Seminário Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio.
14/9- Pedágio informativo e distribuição de abraços, no Largo dos Estudantes, pela manhã.
15/9- Bazararteencontro.
Durante todo o mês haverá capacitação para profissionais da rede de saúde e educação.
Realização: PMO/Secretaria de Saúde e Comitê de Prevenção e Pósvenção ao Suicídio.
Eliana C. Izaias