As obras de restauração do pavimento rodoviário do Posto Fiscal da Receita Estadual de Torres, localizado no km 1 da BR-101, próximo da divisa com Santa Catarina, serão entregues nesta quarta-feira (22). Com investimento de R$ 4,31 milhões, a renovação do espaço onde ocorre a fiscalização de entrada e saída de mercadorias do Estado começou em setembro do ano passado. O ato está marcado para as 15 horas.
A remodelação incluiu terraplanagem, pavimentação flexível, pavimentação rígida, pavimento novo e sistema de drenagem. Financiado com recursos do Profisco-RS/BID (Projeto de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul/Banco Interamericano de Desenvolvimento), o projeto foi executado pelo consórcio formado pelas empresas Conpasul Construção e Serviços (líder do consórcio), Guatambu Engenharia e Comércio de Materiais de Construção e Concretar Concreto Usinado.
“Trata-se de um local estratégico para o controle de entrada e saída de mercadorias e a identificação dos casos de sonegação fiscal. Quase 70% de todas as operações que a Receita Estadual executa na fronteira são registradas no Posto de Torres”, destaca o secretário da Fazenda, Luiz Antônio Bins. No ano passado, foram mais de 35 milhões de registros de operações com NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).
O Posto de Torres registrou R$ 32 milhões nas autuações por sonegação de ICMS ao longo de 2017. Nesse período, foram passarem por conferência quase 18 mil cargas.
Pepo Kerschner