Em um dia marcado por grande fluxo de veículo nas rodovias devido aos deslocamentos para as comemorações natalinas, a Polícia Rodoviária Federal, na noite desta segunda-feira (26), mobilizou policiais para realizar a escolta de um veículo particular que transportava uma paciente que precisava, com urgência, chegar na Santa Casa em Porto Alegre para realizar seu transplante de rim, pois havia recebido a notícia de que um rim compatível ao organismo dela estava a sua espera.
A mobilização começou por volta das 19 horas, quando o pai da paciente ligou para a Unidade Operacional da PRF de Montenegro, pedindo ajuda para que conseguisse chegar a tempo no hospital com sua filha, para que ela realizasse o tão aguardado transplante.
A família estava vindo de Passo Fundo e a paciente já havia perdido anteriormente uma possibilidade de transplante por não ter conseguido realizar a tempo a tão sonhada cirurgia. Além disso, a equipe médica já estava no aguardo da paciente que precisa chegar em poucos minutos ao hospital para garantir a viabilidade do transplante.
A equipe de policiais iniciou o acompanhamento do veículo que conduzia a paciente em Montenegro por volta das 19h10, horário de pico tanto na BR 386 quanto nas principais vias da Capital de Porto Alegre, e após 20 minutos conseguiram chegar na Santa Casa.
Por se tratar de urgência, a equipe deslocou com dispositivos luminosos e sonoros acionados para que o veículo da família conseguisse passar pelos congestionamentos do trajeto.
Atuando há pouco mais de 1 ano na PRF, dois dos policiais que realizaram a força-tarefa informaram que foram momentos de grande tensão, mas também de muita emoção ao conseguirem chegar a tempo e poderem ajudar a paciente a realizar o seu tão esperado transplante.