A Prefeitura de Tramandaí dará continuidade ao importante Programa Educacional de Resistência às Drogas. O Proerd, desenvolvido pela Brigada Militar, consiste na cooperação entre Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar os jovens para fazerem escolhas seguras e responsáveis de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão.
Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.
Os objetivos específicos do programa incluem:
Desenvolver nos jovens habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões de uso de drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.
Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.
Permitir aos estudantes enxergarem os policiais como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.
Abrir um diálogo permanente entre a “Escola, a Polícia Militar e a Família”, para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.
Este ano em Tramandaí, duas escolas serão beneficiadas com o projeto, são elas: Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora Aparecida, com 4 turmas somando 110 alunos e a E.M.E.F. Erineo Scopel Rapaki, com 6 turmas e um total de 147 alunos participando.
Nos próximos dias estaremos divulgando mais detalhe da ação.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: Divulgação