Na manhã desta quarta-feira (03), a Polícia Civil deflagrou, nas cidades de Osório e Charqueadas, a Operação Impacto, cumprindo 18 medidas cautelares, entre mandados de busca e de apreensão e mandados de prisões, temporárias e preventivas. Seis prisões foram efetuadas durante o cumprimento dos mandados no dia de hoje.
As investigações duraram aproximadamente nove meses, apurando crimes de homicídios, corrupção de menores, roubos majorados e organização criminosa, sendo um desdobramento da Operação Ponto Final, deflagrada em 19 de novembro de 2020.
A partir do uso de diversas ferramentas qualificadas, dois destes indivíduos investigados foram identificados como fazendo parte de lideranças de uma organização criminosa atuante no litoral, tendo suas responsabilidades apuradas e suas prisões preventivas decretadas. Ainda durante as buscas foram apreendidos telefones celulares, drogas (maconha, cocaína e crack), dinheiro e anotações referentes ao tráfico de drogas.
A ação, que teve o apoio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), ainda visa coletar dados e preparar novas fases, inclusive de lavagem de capitais.