XVI Feira do Livro de Imbé foi aberta oficialmente

Foi aberta oficialmente na tarde desta quinta-feira (13) a XVI Feira do Livro de Imbé. O evento acontece até o próximo domingo (16) na avenida Mariluz, balneário Mariluz e tem como patrono o escritor Delalves Costa; o homenageado é Fabian Mariotti e o xerife é Gabriel Fernandes. A realização é da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), através do Departamento de Cultura. Diversas autoridades prestigiaram a abertura oficial, entre elas o prefeito em exercício Ique Vedovato.

Novamente, como nos anos anteriores, uma ampla e variada programação ficará disponível para moradores e veranistas. Além de muita literatura, acontecem shows musicais, saraus, hora do conto, oficinas, espetáculos de circo, teatro e palestras.

A diretora do Departamento de Cultura, Fátima Berro, destacou que a Feira é uma realização do poder público para o povo, moradores, veranistas e turistas. “É uma festa literária dedicada para vocês. Aproveitem!”, disse. O presidente da Câmara de Vereadores, Elton Kieser (PT) ressaltou o papel do Governo Municipal no incentivo a cultura. “Recentemente foi comprado o Castelinho que se transformará num grande centro cultura da nossa cidade”, lembrou, referindo-se, ainda, a importância da Escola de Música Guaracyra ramos Kramer.

O patrono da XVI Feira do Livro salientou a ligação que têm com a cidade, onde trabalhou nos anos 90. Também foi em Imbé que Delalves Costa palestrou, pela primeira vez, para alunos de uma escola: a EMEF Olavo Bilac. Ele enfatizou a importância da leitura na vida das pessoas. “A leitura cativa para a humanização, já que o ser humano anda desumanizado”, filosofou.

Ique Vedovato também destacou a importância da leitura. “Com os livros temos um melhor entendimento do mundo. A leitura ajuda a desenvolver nossa criatividade”, disse. Em tempos de livros digitais, o prefeito em exercício ressaltou o papel do livro impresso, que foi e ainda é fundamental para a construção da sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *