Valorização dos lotes em condomínios horizontais na cidade chega a 325% nos últimos oito anos, segundo estudo encomendado pela Durafa à Alphaplan Pesquisas
Com um balneário encantador e repleto de opções de gastronomia e de entretenimento, Xangri-Lá é a escolha ideal tanto para famílias que desejam aproveitar o verão quanto para aquelas que buscam um ambiente tranquilo para viver, com qualidade de vida e bem-estar. O município do Litoral Norte gaúcho é conhecido como a capital nacional dos condomínios e se consolidou como um polo de investimentos imobiliários, oferecendo garantia de valorização.
Em 2024, Xangri-Lá se destacou como a segunda cidade da região com o maior volume de vendas de imóveis, conforme dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado (Sinduscon-RS). O cálculo tem como base a arrecadação dos municípios com o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
O avanço do mercado imobiliário reflete o crescimento populacional do município, que registrou um aumento de 32,4% entre 2010 e 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chegando a 16.463 pessoas. Esse aumento é impulsionado pela mudança no perfil dos consumidores pós-pandemia, que passaram a buscar mais espaço para viver, bem-estar e segurança.
Esse cenário também se reflete na procura por imóveis na região. A expansão na infraestrutura, a ampliação na oferta de serviços de educação e saúde, e o crescimento do turismo têm atraído tanto investidores quanto pessoas em busca de melhor qualidade de vida. De acordo com estudo encomendado pela Durafa à Alphaplan Inteligência em Pesquisas, houve valorização de até 325% do metro quadrado dos lotes comercializados em condomínios horizontais em Xangri-Lá nos últimos oito anos.
No segmento de novos empreendimentos, os lançamentos de lotes têm se destacado como uma alternativa atrativa, registrando uma valorização média de 30% durante o período de pagamento, conforme especialistas no setor. Esse aumento expressivo se deve a uma demanda crescente por espaços tanto residenciais quanto comerciais no litoral. O terreno pode ser utilizado para construção, revenda ou como garantia para novos investimentos.
Oxy é o 44º condomínio no município
Nesse contexto, a Durafa, a convite da Metagon Incorporadora, lançou o Oxy, terceiro condomínio idealizado pela empresa em Xangri-Lá. Já haviam sido implementados o Playa Vista e o Celebration. Este é o 44º condomínio no município. Com uma localização privilegiada, a apenas 900 metros da praia, e entre a Estrada do Mar e a beira-mar, o empreendimento de alto padrão conta com 182 lotes de 406 a 479 m², todos à beira do lago, em uma área total de quase 18 hectares.
Visando atender um público exigente, cada terreno foi cuidadosamente planejado para oferecer espaços amplos e privacidade. De acordo com o sócio-diretor da Durafa, Marcelo Strazas, o Oxy é um projeto exclusivo com detalhes técnicos incomparáveis direcionado para um público exigente. “Buscamos contribuir para a cultura imobiliária da região, que vem se tornando cada dia mais rica em termos de refinamento e patrimônio”, enfatizou.
O empreendimento será 100% asfaltado e contará com uma das maiores praias artificiais do Litoral Norte e uma infraestrutura de lazer completa, incluindo piscinas externas, piscina interna aquecida e academia. Além disso, terá um club house com mais de 2 mil m², elevador, três salões de festas e eventos, dois quiosques gourmet e brinquedotecas. Os condôminos que quiserem curtir a praia ainda terão à disposição um paradouro à beira-mar, que inclui piscina, cozinha, banheiros e chuveiros.
A área esportiva terá sete quadras de beach tennis (sendo duas cobertas), uma quadra de padel, duas quadras de tênis cobertas, quadra de futebol 5 gramada e um club house esportivo com 162 m². Os proprietários ainda terão à disposição um lounge junto à entrada do condomínio para espera de carros por aplicativo, garantindo também a segurança dos condôminos, bem como uma loja de conveniência 24 horas e box profissional para lavagem de veículos (Car Wash).