Dando continuidade ao Projeto “A Ressignificação dos Espaços Pedagógicos e o Desafio de Sonhar”, a Prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, está realizando durante esta semana o segundo encontro de formação continuada, direcionado aos educadores das escolas de Educação Infantil da rede municipal.
O projeto tem como principal objetivo ressignificar os espaços das salas de aula, tornando-os pedagogicamente mais funcionais, atraentes, explorativos, criativos, dinâmicos, visando a autonomia e a construção das aprendizagens pela própria criança.
A fundamentação teórica que embasa o projeto está alicerçada em quatro teóricos: Maria Montessori, Emmi Pikler, Loris Malaguzzi e Glenn Doman, sendo a proposta metodológica apresentada pela Dra, cientista e pedagoga Maria Montessori a grande inspiradora deste projeto.
Segundo Montessori, é no AMBIENTE, cuidadosamente PREPARADO, que o professor encontrará o maior aliado para a construção de uma CRIANÇA EQUILIBRADA (normalizada).
No espaço de uma sala de aula, com inspirações Montessorianas, cinco áreas, precisam ser contempladas, são elas: Vida Prática, Sensorial, Linguagem, Matemática e Educação Cósmica.
Esta formação pretende trabalhar com os educadores, a primeira, das cinco áreas que precisa ser contemplada na sala de aula: a área de Vida Prática.






