A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social realiza o Projeto Albergue de Inverno desde 2019. Na edição deste ano, o serviço de acolhimento às pessoas em situação de rua conta com alimentação, área de convivência, dormitórios, rouparia, área de higiene e atendimento médico.
“Neste ano reformulamos o local onde atendemos as pessoas em situação de rua com uma estrutura melhor e mais acolhedora. A média de atendimentos no mês de julho foi de 20 usuários e com a chegada de uma nova frente fria, este número pode ampliar. Esta é uma ação afirmativa de direitos humanos e sensibilidade social, agradeço ao Governo Municipal e aos diversos parceiros da comunidade que garantem a manutenção e execução deste projeto”, destacou o Secretário Clayton Ramos.
Como funciona:
Qualquer morador em situação de rua pode procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na Avenida Militão de Almeida, n° 623 e solicitar o abrigo no albergue.
A pessoa em situação de rua que possuir um cão de estimação pode levar junto, o local conta com alimentação e um espaço para dormir.
Toda a pessoa que procurar o local também pode levar seus utensílios, como carrinhos e ferramentas.
Nenhuma pessoa em situação de rua é obrigada a ir para o albergue. Temos casos específicos na cidade em que alguns moradores optaram por continuar na rua. Mesmo diante da negativa, a Prefeitura monitora o quadro de saúde de cada cidadão.
O acolhimento de pessoas em situação de rua segue por todo o inverno.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: PMT