O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação, capacidade de aprendizado e adaptação da criança.
Os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado.
O Litoral Norte tem uma associação que luta diariamente contra o preconceito e a desinformação. O trabalho, desenvolvido de maneira voluntária, busca, acima de tudo, atuar contra o diagnóstico tardio, que dificulta a evolução da criança.
“O diagnóstico não é fácil, mas quanto mais cedo conseguirmos identificarmos o autismo em uma criança, melhor será o seu desenvolvimento”, destaca a Presidente da Associação Autismo Litoral Norte Aline Magnus Leal, que ao lado de Sabrina Machado Dariva, reuniu-se com o Prefeito em exercício Flavinho Corso para falar das ações promovidas e também projetar uma sede.
“Buscamos promover atividades em toda região para que mais pessoas possam entender o que é este problema. Inclusive no dia 28 de abril vamos realizar uma rústica em Tramandaí, com largada às 9h em frente à Prefeitura para chamar a atenção para a causa”, disse Sabrina Dariva.
“Estamos aqui para contribuir no que for preciso. Quero dar os parabéns em nome da Prefeitura pelo trabalho realizado por vocês. Sabemos o quanto é difícil e vocês tem nosso total apoio”, completou Flavinho Corso.
O autismo era dividido em cinco categorias, entre elas a síndrome de Asperger. Hoje ele tem uma única classificação com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de transtorno do espectro do autismo.
O símbolo é uma fita feita de peças de quebra-cabeça coloridas, que representa o mistério e a complexidade do autismo. É um símbolo mundial da conscientização em relação a esta patologia, muito usada principalmente no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, todo 2 de abril.
Mais informações sobre Associação Autismo Litoral Norte na sua página no Facebook (https://www.facebook.com/autismotramandai/) ou diretamente com Aline Magnus Leal no fone (51) 984771758
Maxwell Bernardes