De setembro a novembro, organizações socioambientais de todos os continentes dedicam-se a organizar atividades para divulgar ideias simples capazes de solucionar grandes problemas. Com o apoio da Sociedade Sueca de Proteção da Natureza, elas participam da Green Action Week (GAW), mostrando tecnologias, projetos e práticas sustentáveis desenvolvidas em aproximadamente 50 países. Uma destas práticas é compartilhar conhecimento, bens e serviços.
Do Sul do Brasil, por meio da GAW, o Centro Ecológico mostra iniciativas da região de Torres que exigem a colaboração entre as pessoas: consumo de plantas alimentícias não convencionais (Panc), compostagem de resíduos orgânicos, reciclagem de roupas, doação de alimentos fora do padrão, cuidados com animais de rua, mutirões, entre outras.
Em outros países, até agora, organizações do Líbano, Paquistão, Malásia, Índia, Délhi, Costa Rica, Iêmen, e México já promoveram ações sobre diferentes temas: agricultura urbana, uso de elementos naturais para tingir e estampar tecidos, compostagem, confecção de bolsas retornáveis a partir de camisetas velhas, construção coletiva de estufa para hortaliças, seminário para reduzir o desperdício de alimentos, seminário para reduzir o uso de plásticos como celebrar festivais na cultura hindu de forma mais sustentável.
Folha de Torres