Imbé foi destaque na premiação do “Pampa Barrels”, competição interativa de surf, idealizada por Thiago Rausch, morador do balneário Mariluz Norte e que já está na sua oitava edição. Daniel Pereira e Gustavo Schmidt venceram, respectivamente, nas categorias foto do Ano e Tubo do Ano. As ondas premiadas foram surfadas na plataforma de Tramandaí e captadas pelas lentes do fotógrafo/cinegrafista Moisés Trindade. A premiação ocorreu na semana passada, em Porto Alegre.
Daniel competiu com outros 143 surfistas de todo o Estado. A votação foi através de júri popular, com enquetes nos stories do Instagram do Pampa Barrels (@pampabarrels). O surfista levou uma câmera Go Pro como premiação, enquanto o fotógrafo faturou uma caixa estanque, equipamento utilizado para fotografar dentro d’água. Foram 3.143 votos na sua foto. “Quero agradecer quem votou e me ajudou. Sou uma pessoa humilde, estou sempre trabalhando. Eu queria esse prêmio para incentivar os mais novos que muitas vezes não tem um equipamento adequado para estar na água”, disse o surfista, ressaltando ainda que entre seus objetivos estava o de levar Imbé para a final.
Já a onda de Gustavo foi filmada e ele competiu com outras 25 ondas registradas em diversas praias do Estado. Como premiação, ele recebeu R$ 3 mil e o cinegrafista mais uma caixa estanque. A avaliação foi através de um júri técnico, composto por grandes nomes do surf do Rio Grande do Sul. “Todo surfista gaúcho que gosta de tubo quer levar esse título. Acredito que seja a competição mais importante de surfe do Rio Grande do Sul. Vários ídolos do esporte participaram. Além de mostrar que aqui também tem onda, levar essa premiação junto com o Daniel foi demais, sem contar o fato da gente estar junto lá e trazer esse título para Imbé”, destacou Gustavo, que também dedicou a vitória ao seu pai, falecido há 10 anos.
Sobre o Pampa Barrels e os “tubos”
A iniciativa, conforme Thiago Raush, tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento, valorização e fomento do surf gaúcho, com uma competição interativa e produção de conteúdos locais. O idealizador aplicou sua experiência em ondas internacionais no projeto do Pampa Barrels. Foram seis temporadas no México e duas no Peru.
Vale lembrar que a palavra “barrel” traduzida para o português – e mais especificamente no mundo do surf – significa “tubo”, que é uma das principais manobras do esporte. É quando uma sessão mais “oca” da onda é projetada à frente e o surfista consegue se encaixar dentro de “tubo” formado pela onda.
———————————–
TEXTO: Leandro Luz e José Luiz Filho
FOTO/FRAME: Moisés Trindade/Divulgação Pampa Barrels