Na última quarta-feira (11/08), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou uma reunião de apresentação do projeto “Dia D da Busca Ativa: Fora da Escola NÃO PODE”.
A proposta apresentada pelo Projeto é auxiliar as escolas municipais de ensino fundamental na prevenção e enfrentamento do abandono e a evasão escolar através da Busca Ativa nas residências dos estudantes, de forma articulada com a rede de apoio, contando com a participação de representantes das Secretarias Municipais da Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social, bem como do Conselho Tutelar.
De acordo com os relatórios encaminhados pelas escolas à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tramandaí, 347 alunos matriculados (6,39% do total de alunos matriculados na rede municipal de ensino) não fizeram nenhum tipo de interação durante o 1º trimestre letivo, não retiraram atividades impressas, não participaram das aulas on-line e não retornaram as tentativas de contato telefônico e redes sociais realizadas pela secretaria da escola e serviço de orientação educacional.
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que apoia a garantia de direitos de cada criança e adolescente, em especial o direito à educação.
O trabalho em rede, com articulação entre diferentes setores (Educação, Saúde, Segurança, Assistência Social e Conselho Tutelar), é fundamental para assegurar a proteção de crianças e adolescentes e a garantia dos seus direitos, principalmente em situações de crises e emergências, como a que estamos vivendo.
O retorno à presencialidade das aulas é uma ação pedagógica prioritária, urgente e imediata, conforme orienta o Conselho Nacional de Educação no Parecer nº 06/2021. Os alunos podem permanecer em ensino remoto desde que o direito à educação seja garantido, com a apresentação de laudo médico que comprove que o aluno pertence ao grupo de risco ou justificativa familiar.
O 1º Dia D da Busca Ativa Escolar será realizado no dia 19 de agosto junto às escolas: Dom Pedro I, Erineo Scopel Rapaki e Nossa Senhora das Dores.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: SMEC