Sesquinho Tramandaí realiza atividade especial de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental

Destaques Geral Notícia

O período de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental exige um olhar cuidadoso. É natural que seja uma etapa de preocupações para os pais e para as crianças, pois o pequeno passa por uma mudança de rotina considerável, precisa se adaptar a novos espaços e novas interações, e começa a ter maiores compromissos relacionados ao seu aprendizado. “É um processo que também vai envolver a escola e as famílias, entendendo que na Educação Infantil, a criança aprendeu a partir de interações e brincadeiras e que, nesta nova etapa, ela continuará aprendendo, ampliando conhecimento, mas de forma diferente, interagindo com colegas para se apropriar de novos espaços e construir novos conceitos”, comenta a supervisora pedagógica da Escola Sesc de Educação Infantil de Tramandaí, Cinara Rick.

Conhecida carinhosamente como “Sesquinho”, a Unidade propõe um olhar diferenciado a esta etapa dos alunos. Neste final de ano letivo, um grupo de 19 crianças encerrou a Educação Infantil na instituição, onde estavam desde os três anos de idade, para migrarem ao Ensino Fundamental. A passagem, que vem sendo trabalhada com diferentes abordagens ao longo do ano, foi marcada por uma atividade especial na última semana: um evento que envolveu alunos e familiares, dando espaço à escuta de suas expectativas e expressões. “A segurança emocional precisa ser pensada; portanto, cada criança participou desse rito de passagem ao seu modo, celebrou, dançou e partilhou com educadoras e familiares esse ritual, no qual chegamos a passar em um portal simbólico que sugere essa nova trajetória de aprendizagem que continuará sendo motivo de encantamento e de novas descobertas”, resume Cinara.

Educação Sesc – O Sesc/RS está presente no desenvolvimento da sociedade gaúcha desde a infância. Há 25 anos no Estado, a Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) tem 18 unidades em 17 cidades. Com o propósito de desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico e a autonomia, a instituição possibilita a continuidade da formação com a Escola de Ensino Fundamental em Novo Hamburgo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. No turno inverso à escola, crianças de 6 a 12 anos, podem desenvolver a criatividade e ludicidade, com uma educação integral em um ambiente seguro com o Criar Sesc, presente em 13 Unidades. Com a EAD EJA, a instituição também oferece a possibilidade de conclusão do Ensino Médio gratuitamente para jovens e adultos, a partir de 35 polos no RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *