A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o projeto HiperDia nas Unidades de Saúde da Família (USF), que consiste em oferecer apoio e atendimento a diabéticos e hipertensos do município. Na manhã da última sexta-feira (03) foram realizadas atividades com o grupo de Mariluz. A iniciativa segue por tempo indeterminado nas USF de Mariluz, Nova Nordeste e Santa Terezinha.
O projeto funciona de duas formas, a intervenção de grupo, onde médico da família e enfermeiro responsável oferecem orientações gerais sobre os cuidados para as pessoas que possuem hipertensão e diabetes. E também a intervenção individual, onde cada pessoa do grupo faz uma consulta, com a medição de pressão arterial e o nível de glicose no sangue.
A coordenadora da Atenção Primária em Saúde da SMS, Roqueli Matos informa que os grupos são formados a partir de levantamento feito pela unidade de saúde com os usuários que procuram o atendimento especializado para diabetes e hipertensão. “Com esse levantamento a unidade entra em contato com o usuário e agenda o atendimento no HiperDia. Esse contato pode ser feito pela recepção do posto, ou por contato direto com os Agentes Comunitários de Saúde, em busca ativa”, explicou.
“As pessoas que se interessarem pelo projeto, podem procurar unidade de saúde do seu bairro e se informar da programação, inclusive fazer a solicitação para ser incluído no HiperDia”, ressaltou Roqueli.
———————————–
TEXTO: Matheus Vargas
FOTOS: Ivan de Andrade