O município de Tramandaí vem investindo fortemente na educação de nossa rede de ensino. Escolas novas, reformas, ampliações, mobiliário, materiais pedagógicos e esportivos, ambientes e equipamentos de tecnologia como os laboratórios de informática e chromebooks, formação continuada para os profissionais da educação e projetos inovadores são a grande prova disso.
Seguindo os investimentos, no ano de 2019, Tramandaí instituiu o Programa de Educação Financeira, atendendo assim ao Parecer CNE/CEB nº 11/2010, Resolução CNE/CEB nº 7/2010, Decreto nº 7.397/2010, a Lei Federal nº 13.186/2015, e a Resolução do CNE/CEB nº 02/2017 que institui a BNCC, e junto a ela a obrigatoriedade do ensino de Educação Financeira, Educação Fiscal e Educação para o Consumo em todas as Escolas de Educação Básica do país como temas contemporâneos transversais.
Diante disso, na noite da última terça-feira (12/07), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou no auditório da EMEF Nossa Senhora das Dores, o lançamento e a formação inicial dos professores para implantação do Programa de Educação Financeira Entender e Praticar.
O Prefeito Luiz Carlos Gauto esteve presente no evento, onde destacou a importância da participação dos professores nas capacitações. “Estamos ampliando cada vez mais os programas de ensino dentro das escolas, agradecemos o empenho dos profissionais que buscam cada vez mais a capacitação para aplicar em sala de aula as atividades, preparando os alunos para as grandes responsabilidades do futuro”, completou o Prefeito Gauto.
A Educação Financeira nas escolas municipais promove uma conscientização importante para que se repense os hábitos de consumo, a partir de conceitos básicos de gerenciamento de dinheiro: orçamento, poupança, dívida, juros, investimento, impostos e muito mais. Esse conhecimento estabelece uma base para que os alunos construam bons hábitos com o uso de dinheiro e evitam muitos dos erros que podem cometer durante toda a vida.
Através de um processo licitatório, a Prefeitura de Tramandaí por meio da SMEC contratou a Editora do Brasil, que está fornecendo material paradidático a ser distribuído aos alunos e professores das turmas do 5º ao 9º ano. Além do livro Entender e Praticar, a editora disponibiliza plataforma para os professores realizarem o planejamento das aulas desta temática.
A partir do 2º semestre do ano letivo, os alunos das turmas do 5º ao 9º ano terão 1h de aula semanal sobre educação financeira, de forma integrada as componentes curriculares matemática e língua portuguesa.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: Caroline Oliveira (ASCOM)
Informações: SMEC