Saiba como utilizar os tags de passagem automática nas praças da CCR ViaSul

Destaques Geral Notícia Tecnologia

Quem costuma trafegar por rodovias concessionadas sabe da facilidade que o tag de pagamento automático proporciona aos motoristas. Com ele, não é preciso parar nas cabines para realizar o pagamento, uma vez que o equipamento lê o dispositivo automaticamente durante a passagem pela praça.

Porém, o motorista esporádico, aquele que vez ou outra passa pelo pedágio pode ficar em dúvida sobre como utilizar o dispositivo. Por isso, veja o passo-a-passo de como fazer para usar da melhor maneira seu dispositivo e evitar imprevistos.

O que é o tag?

O dispositivo eletrônico é semelhante a uma etiqueta adesiva, que é colada horizontalmente no para-brisa do veículo, próximo ao retrovisor, a cerca de 15cm do teto. O local é definido devido à posição dos leitores das operadoras instalados nas cabines das praças, e que são responsáveis pela verificação dos tags.

A CCR ViaSul tem convênio com cinco operadoras de cobrança automática. Cada uma delas possui planos diferentes e específicos de acordo com a necessidade de usuário. Entre os benefícios oferecidos estão isenção vitalícia do pagamento de mensalidade, convênio com lojas parceiras, abastecimento em postos de combustível conveniados, entre outros.

Como utilizar

Após escolher a operadora e o plano que melhor se encaixa no perfil, é preciso ficar atento às particularidades do plano. Alguns permitem que, após o recebimento do tag, já é possível utilizá-lo nos pedágios. Outros, porém, podem demorar um pouco mais para liberarem a passagem e precisam ser ativados via aplicativo ou pelo telefone. Para as modalidades onde o pagamento não esteja relacionado ao cartão de crédito, é importante atentar para a necessidade de sempre haver crédito no tag. Caso contrário, o motorista não conseguirá efetuar o pagamento automático, configurando a prática de evasão de pedágio, considerada infração grave e que gera 5 pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

Durante a passagem, é preciso manter uma distância segura de 30 metros do veículo que segue à frente, bem como o limite de velocidade máximo de passagem nas cancelas, de 40km/h. Caso contrário, é possível que o leitor não identifique o tag e o pagamento não seja efetuado.

A CCR ViaSul disponibiliza a relação de todas as operadoras de passagem automática conveniadas à Concessionária em seu site, através do link https://www.ccrviasul.com.br/servicos/cobranca-automatica. As opções de planos e valores podem ser consultados diretamente no site de cada empresa específica.

Outras informações também podem ser obtidas pelo Disque CCR ViaSul no telefone 0800 000 0290, pelo WhatsApp (51) 3303-3858 ou ainda pelo aplicativo CCR Rodovias Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *