Na última semana, a Polícia Civil, por meio das Delegacias do Litoral Norte do Estado, sob coordenação da Delegada Sabrina Deffente, titular da 23ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI), realizou a quarta edição Operação “É o Bicho!”, com objetivo averiguar denúncias e apurar fatos relacionados a crimes contra animais, como maus-tratos, abandono e crueldade.
Mais de 90 policiais, com apoio de órgãos como Vigilância Sanitária, protetores de animais e médicos veterinários, vistoriaram mais de 120 locais e, além das prisões, foram notificados diversos tutores sobre a necessidade de melhorias para o tratamento adequado aos animais.
Em Santo Antônio da Patrulha, três cães foram encontrados em condições evidentes de desnutrição, amarrados com correntes curtas e mantidos em ambiente insalubre. Um deles apresentava grave lesão em uma das patas. Os animais foram resgatados e encaminhados para atendimento veterinário, enquanto o responsável foi preso em flagrante. Dois cães também foram resgatados em Imbé, onde os animais estavam infestados de carrapatos, estando um deles amarrado no sol, com corrente curta e sem água.
No município de Capão da Canoa, um homem foi preso em flagrante por maus-tratos a animais. No local, um dos cães apresentava sinais evidentes de maus-tratos, como fome, sede e estado de saúde debilitado. Um médico veterinário, que acompanhava a diligência, constatou que as condições observadas configuravam negligência grave, caracterizando situação de maus-tratos. Em Mostardas, a Polícia Civil doou sacos de ração para a Associação Mostardense de Animais de Rua (AMAR).As ações continuam, mantendo o compromisso da Polícia Civil em proteger a sociedade, fiscalizar o cumprimento da lei e reprimir todos os tipos de crimes e abusos, garantindo a segurança de todos, inclusive a proteção dos animais.