Profissionais da segurança pública do RS recebem medalhas por atuação em operações da ONU para manutenção da paz

Destaques Geral Notícia Polícia Segurança

Em comemoração ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz (Peacekeepers, em inglês), celebrado em 29 de maio, o Instituto Boina Azul (Insba) homenageou profissionais e instituições que compõem a Secretaria da Segurança Pública, (SSP) em cerimônia na Assembleia Legislativa, com a Frente Parlamentar de Apoio ao Veterano Militar. O evento, na tarde de domingo (29/5), também agraciou veteranos militares e outros defensores da paz social que, igualmente, serviram em operações da Organização das Nações Unidas (ONU).

A data comemorativa remete a 29 de maio de 1948, a ONU autorizou um destacamento de observadores militares para supervisionar a trégua entre Israel e seus vizinhos no Oriente Médio, dando início às operações de paz do organismo internacional. A honraria é concedida pelo Insba àqueles que tornam possível o sucesso das missões de paz, levando o socorro humanitário e a proteção às pessoas.

As Forças Armadas brasileiras, com apoio de homens e mulheres das forças estaduais, estiveram presentes, nos últimos 74 anos, em 60 missões de manutenção da paz, empregando mais de 59 mil militares. O Brasil coordenou, ainda, durante 13 anos, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

As homenagens do INSBA têm o intuito de congregar os ex-integrantes das missões humanitárias ou de manutenção da paz da ONU, reconhecendo seus valores, e disseminar a experiência adquirida ao enfrentar a dura realidade social de nações em conflito.

Foram entregues medalhas em diferentes categorias. No Grau Mérito Institucional, além da SSP, também foram agraciadas a Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Instituto-Geral de Perícias (IGP), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e o 4ª Batalhão de Bombeiro Militar (4º BMM). Entre órgãos do Estado, a honraria também foi entregue à Defesa Civil.

O secretário da Segurança Pública, coronel Vanius Cesar Santarosa, foi condecorado na categoria Grau Mérito Boina Azul. A medalha, de caráter pessoal, é concedida a membros do comando das Forças Armadas ou forças estaduais auxiliares, oficiais superiores e autoridades civis titulares no exercício de suas funções públicas. Também foram agraciados o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, o comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, comandante-geral do CBMRS, coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, o chefe da PC, delegado Fábio Mota Lopes, a diretora-geral do IGP, Heloisa Helena, o comandante do 4º BBM, tenente-coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva.

Com a medalha do Grau de Bravura, concedida pelo Insba para qualquer pessoa física que tenha praticado ato com o risco da própria vida em favor da vida de outrem, foram agraciados os primeiros-tenentes da reserva da BM Robson Viegas Muller e Dilmar Antonio Pinheiro Lopes, o primeiro-sargento do CBMRS Sergio Rogerio Chaves Gularte, os segundo-sargentos do CBMRS Luciano Vargas Pontes e Nilton Rafael Rodrigues Bauer, e os soldados do CBMRS Éric Samir Melo de Souza e Tiago Godoy de Oliveira.

Ainda foram concedidas medalhas a dezenas de servidores das forças de segurança vinculadas à SSP nas categorias Grau Cívico, que destaca a conduta cívica em relação à pátria, e Grau Humanitário, que celebra participação em ações de caráter humanitário, incluindo o trabalho voluntário em favor daqueles que estiverem fragilizados pela ocorrência de eventos catastróficos, pandêmicos, epidêmicos e endêmicos, ou por necessidades sociais.

Foram entregues medalhas em diferentes categorias aos profissionais da SSP – Foto: Divulgação Insba

Texto: Kelly Motter/Ascom SSP
Edição: Carlos Ismael Moreira/Ascom SSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *