Em comemoração ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz (Peacekeepers, em inglês), celebrado em 29 de maio, o Instituto Boina Azul (Insba) homenageou profissionais e instituições que compõem a Secretaria da Segurança Pública, (SSP) em cerimônia na Assembleia Legislativa, com a Frente Parlamentar de Apoio ao Veterano Militar. O evento, na tarde de domingo (29/5), também agraciou veteranos militares e outros defensores da paz social que, igualmente, serviram em operações da Organização das Nações Unidas (ONU).
A data comemorativa remete a 29 de maio de 1948, a ONU autorizou um destacamento de observadores militares para supervisionar a trégua entre Israel e seus vizinhos no Oriente Médio, dando início às operações de paz do organismo internacional. A honraria é concedida pelo Insba àqueles que tornam possível o sucesso das missões de paz, levando o socorro humanitário e a proteção às pessoas.
As Forças Armadas brasileiras, com apoio de homens e mulheres das forças estaduais, estiveram presentes, nos últimos 74 anos, em 60 missões de manutenção da paz, empregando mais de 59 mil militares. O Brasil coordenou, ainda, durante 13 anos, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).
As homenagens do INSBA têm o intuito de congregar os ex-integrantes das missões humanitárias ou de manutenção da paz da ONU, reconhecendo seus valores, e disseminar a experiência adquirida ao enfrentar a dura realidade social de nações em conflito.
Foram entregues medalhas em diferentes categorias. No Grau Mérito Institucional, além da SSP, também foram agraciadas a Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Instituto-Geral de Perícias (IGP), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e o 4ª Batalhão de Bombeiro Militar (4º BMM). Entre órgãos do Estado, a honraria também foi entregue à Defesa Civil.
O secretário da Segurança Pública, coronel Vanius Cesar Santarosa, foi condecorado na categoria Grau Mérito Boina Azul. A medalha, de caráter pessoal, é concedida a membros do comando das Forças Armadas ou forças estaduais auxiliares, oficiais superiores e autoridades civis titulares no exercício de suas funções públicas. Também foram agraciados o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, o comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, comandante-geral do CBMRS, coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, o chefe da PC, delegado Fábio Mota Lopes, a diretora-geral do IGP, Heloisa Helena, o comandante do 4º BBM, tenente-coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva.
Com a medalha do Grau de Bravura, concedida pelo Insba para qualquer pessoa física que tenha praticado ato com o risco da própria vida em favor da vida de outrem, foram agraciados os primeiros-tenentes da reserva da BM Robson Viegas Muller e Dilmar Antonio Pinheiro Lopes, o primeiro-sargento do CBMRS Sergio Rogerio Chaves Gularte, os segundo-sargentos do CBMRS Luciano Vargas Pontes e Nilton Rafael Rodrigues Bauer, e os soldados do CBMRS Éric Samir Melo de Souza e Tiago Godoy de Oliveira.
Ainda foram concedidas medalhas a dezenas de servidores das forças de segurança vinculadas à SSP nas categorias Grau Cívico, que destaca a conduta cívica em relação à pátria, e Grau Humanitário, que celebra participação em ações de caráter humanitário, incluindo o trabalho voluntário em favor daqueles que estiverem fragilizados pela ocorrência de eventos catastróficos, pandêmicos, epidêmicos e endêmicos, ou por necessidades sociais.
Texto: Kelly Motter/Ascom SSP
Edição: Carlos Ismael Moreira/Ascom SSP