PROCON DE IMBÉ REITERA ORIENTAÇÕES NO ÂMBITO DE CONSUMO DE CRÉDITO

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O Procon de Imbé selecionou algumas orientações para os consumidores, aposentados ou pensionistas do INSS em relação aos serviços de empréstimos. São tantas as facilidades oferecidas pelas instituições financeiras, que muitas vezes os consumidores podem se deixar levar pelo impulso. Por isso, é importante saber todos os detalhes antes de optar pelo serviço.
O consumidor que precisar de mais esclarecimentos pode ligar para o Procon no telefone: (51) 3627 8554. Ou se preferir enviar um email para o endereço: procon@imbe.rs.gov.br. O atendimento presencial está suspenso enquanto o município estiver em bandeira preta no mapa do distanciamento controlado do Governo do Estado.
➡Leia com atenção as dicas do Procon de Imbé:
1. O consumidor deve sempre refletir sobre a real necessidade de tomada de empréstimos, independente da modalidade. Um empréstimo desnecessário pode impactar no comprometimento da renda mensal por bastante tempo, demandando prudência e tomada de decisão responsável do consumidor, que deve estar munido das informações mais detalhadas possíveis sobre as condições deste empréstimo (taxa de juros, montante da dívida, amortização, valor das parcelas, data final do pagamento);
2. Faça os cálculos: analise o valor que você quer tomar de crédito e o valor futuro total a ser pago quando da quitação da dívida. Isto lhe permitirá racionalizar para tomar a melhor decisão, considerando o impacto das parcelas no seu cotidiano, comprometimento da sua renda e outras variáveis;
3. Veja as condições do mercado: busque mais de uma instituição financeira antes de tomar o crédito, pois isso lhe permitirá comparar qual delas está lhe oferecendo as melhores condições;
4. Em hipótese alguma faça pagamentos antecipados ao recebimento do crédito pela instituição financeira. Na maioria das vezes que isto ocorre tratam-se de golpes.
5. Atenção com mensagens pelo aplicativo WhatsApp, pedindo para confirmar dados do consumidor, o Procon recebe muitas reclamações de golpes;
6. Atenção com ligações oferecendo cartão de crédito, sem custo ao aceitar, assim o banco deposita um valor na sua conta, gerando possíveis problemas.
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📝TEXTO: Matheus Vargas
📸 FOTO: Procon

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