PROCON DE IMBÉ OFERECE DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE EMPRÉSTIMOS NÃO SOLICITADOS ⚠💸

Destaques Geral Mercado Notícia
O Procon de Imbé reuniu uma série de informações e dicas sobre ofertas de empréstimos não solicitados. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que 48 correspondentes bancários foram punidos no ano de 2020 devido a reclamações de clientes relacionadas a problemas na oferta do crédito consignado. Além disso, foram aplicadas 436 sanções em razão de ofertas irregulares de produtos, buscando assim, combater o assédio comercial e as más práticas relacionadas. Durante a pandemia, reclamações sobre crédito consignado aumentaram 179%.
“O crédito consignado possibilita o empréstimo com juros mais baixos, em especial para aposentados e pensionistas e virou um pratica desordenada dos bancos. A vulnerabilidade financeira de grande parte da população, somada à agressividade na oferta de crédito, colabora para o endividamento de mais de 60 milhões de brasileiros”, explicou a diretora do Procon de Imbé, Rosangela Maria.
Confira as dicas do Procon de Imbé para não ter mais dores de cabeça com esse assunto:
• Bloqueio: é possível bloquear o benefício previdenciário para realização de empréstimo consignado no site ou aplicativo meuinss.gov.br ou pelo telefone 135.
• Cadastro no “não perturbe”: o beneficiário do INSS deve cadastrar os números dos telefones no site naomeperturbe.com.br para evitar o recebimento de ligações.
• Reclamação no Consumidor.gov.br e no Procon: se as ligações não cessarem, o beneficiário pode também registrar reclamação no site www.consumidor.gov.br para gerar estatística e identificar a instituição bancária que está desrespeitando o pedido de não perturbe. Além disso, recomenda-se registrar reclamação no Procon local.
• Boletim de ocorrência: se não houve interrupção das ligações perturbadoras ou se for verificado que houve empréstimo consignado sem consentimento do beneficiário, também deverá registrar boletim de ocorrência para que sejam investigados crimes de acesso indevido a dados pessoais, bem como importunação e fraude.
———————————–
📝 EDIÇÃO DE TEXTO: José Luiz Filho
📸 FOTO: Ivan de Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *