Na manhã da última sexta-feira (08), a Polícia Rodoviária Federal participou com diversos órgãos de segurança e socorro de um simulado de acidente de grandes proporções. Organizado pelo SAMU de Guaíba, o evento foi realizado às margens da BR 116 com o objetivo de treinar o atendimento de acidentes na região.
Com diversos voluntários maquiados como feridos, veículos capotados e em chamas, ocorreu um simulado envolvendo a PRF, SAMU, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Fiscalização de Trânsito e outros órgãos. Após diversos cursos e treinamentos em conjunto realizados ao longo do ano, em qua cada instituição ministrava disciplinas ligadas às suas atribuições e voltadas ao socorro e salvamento.
Às 11h30 o telefone do SAMU (192) tocou com a informação do “acidente”. De lá foram despachadas as ambulâncias de Guaíba e as informações iniciais para os bombeiros, polícias e demais ambulâncias. Ao local, onde múltiplas colisões envolvendo uma carreta carregada com lenha, um ônibus e alguns automóveis, deixaram dezenas de “vítimas”, foram chegando as diversas equipes de atendimento que trabalharam em conjunto por mais de 1h.
Durante o evento, um agente de cada órgão acompanhava e avaliava o atendimento em uma planilha, para depois servir como base de estudo para a constante melhoria. Mais cursos, treinamentos e outro simulado já estão sendo planejados para 2024.