A Prefeitura de Imbé concluiu o pagamento dos artistas cadastrados no município, que tiveram suas atividades prejudicadas pela pandemia e não possuíam outra fonte de renda, através do auxílio emergencial em cofinanciamento com a Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC). Por meio do programa, que é uma parceria entre Governo do Estado do RS e Prefeitura, foram beneficiados 75 artistas que se inscreveram nos editais publicados. Cada um recebeu R$ 800,00 em parcela única.
A artesã Aline Lopes, foi uma das beneficiadas com a medida. “Eu tinha meu próprio negócio, uma agência de festas e eventos, porém com a pandemia tivemos que fechar. Então, decidi voltar a fazer os meus trabalhos manuais, o que está ajudando a manter as despesas. Neste contexto, o recurso da SEDAC e Prefeitura, contribuiu de várias formas, inclusive passando a mensagem para a sociedade de que arte também é uma profissão”, argumentou.
“Outro ponto importante é que todos os artistas tiveram seus cadastros atualizados e todos os artesãos beneficiados, tiveram suas carteiras profissionais renovadas. Os serviços foram disponibilizados na Casa de Cultura, em parceria com o FGTAS e Conselho Municipal de Políticas Culturais”, destacou o presidente do Conselho, Lino Moura.
Os editais contam com produções artísticas realizadas em contrapartida à comunidade, nas mais diversas áreas, incluindo música, teatro, dança, cultura gaúcha tradicionalista, que foram divulgadas através de vídeos e transmissões ao vivo, entre outras apresentações de artistas locais, tudo com acesso gratuito à população. O Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Cultura (SETURDEC) é responsável pela implementação dos projetos.