A Prefeitura de Imbé, por intermédio da Secretaria de Obras e Viação (SMOV) e do Departamento de Comunicação (DECOM), está realizando a revitalização da rótula de acesso ao município, no cruzamento das avenidas Osório e Rio Grande, próximo à ponte Giuseppe Garibaldi, no Centro.
Equipes da SMOV estão substituindo o gramado e a pavimentação existente no local, melhorando a acessibilidade da população ao monumento ao boto, obra criada pela artista plástica Claudia Stern, que na quarta-feira (4) esteve no Centro Administrativo Municipal conversando com o prefeito Pierre Emerim. Participaram da conversa o diretor da DECOM, Leandro Luz, e os assessores José Eduardo Cardoso Borges, Talis Ramon e Carlos Daniel Silva.
Com residência no município há anos, Claudia fez elogios à Administração Municipal e saudou a iniciativa de revitalizar a entrada da cidade na área onde o seu monumento está exposto. Ela relembrou como surgiu a ideia, inicialmente construída no Guia Corrente. “É a junção de três elementos que, vistos de frente, formam a figura do boto e permitem enxergar o habitat natural dessa espécie que é o símbolo da cidade”, explica Claudia, referindo-se ao rio Tramandaí, local onde os botos fazem exibições diárias e são conhecidos como “colaboradores” dos pescadores locais por apontar aos profissionais onde estão os cardumes de tainhas.
O prefeito apresentou o projeto para o local, que também receberá, além de nova pintura e iluminação, um letreiro com o nome da cidade e um coração para simbolizar o amor de moradores, veranistas e turistas pelo município. “Queremos que este seja um ponto para fotografias e registros de lembrança da nossa cidade. Todos nós, independente do pensamento, amamos Imbé. Nossa ideia é que aqueles que aqui moram ou que por aqui passam registrem esse momento junto ao monumento que representa o animal-símbolo da nossa cidade”, adianta Pierre. As melhorias no local deverão ser concluídas na próxima semana.
_
Texto e foto: Talis Ramon/ Prefeitura de Imbé