A apresentação de um novo programa de limpeza programada de fossas sépticas desenvolvido pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi tema de uma reunião na tarde desta quinta-feira (14) no Centro Administrativo Municipal. O prefeito Ique Vedovato recebeu a superintendente regional da companhia, Luciana Wagner, a gestora da agência em Imbé, Maria Clara Silveira, e os integrantes da Diretoria Comercial, Inovação e de Relacionamento (DCIR), Tiago Hermann e Carina Cunha. O vice-prefeito Régis Cacetinho e o assessor executivo Rodrigo Daniel Pereda participaram do encontro.
Conforme a Corsan, a conservação dos recursos naturais é um dos principais temas nos dias de hoje, sendo que a preservação do meio ambiente e a melhoria da saúde pública dependem dos aspectos sanitários locais. É por essa razão que a companhia está investindo em um novo programa de limpeza programada de fossas sépticas, o SoluTrat. A iniciativa, além da preservação do meio ambiente com a limpeza e o descarte adequado do lodo dos sistemas individuais, garante mais qualidade de vida e saúde para todos.
As fossas sépticas são unidades de tratamento de esgoto doméstico. Através delas são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. Na fossa séptica, o esgoto sofre a ação de microrganismos que promovem decomposição dos materiais, principalmente os sólidos, gerando gases e líquidos. As unidades de tratamento individuais devem ser construídas e operadas conforme normas técnicas e necessitam passar por limpeza periódica.
O prefeito recebeu uma cópia da cartilha técnica que orienta prefeituras, engenheiros, construtores e usuários em geral sobre a importância e a correta construção e manutenção dos equipamentos de tratamento individual de esgoto sanitário. “É um programa bastante interessante e que trata de um tema muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade. Vamos aprofundar esta conversa nos próximos dias e estreitar o relacionamento com a Corsan também neste sentido”, sintetiza Ique.