A Secretaria do Esporte e Lazer realizou nesta sexta-feira (28) a ação Meu Primeiro Mergulho no Mar, no Largo Baronda, em Capão da Canoa. A iniciativa levou cerca de 30 crianças e adolescentes para viverem o seu primeiro dia na praia, integrando as atividades do projeto RS Verão Total 2020 do governo do Estado. A ação contou com a presença do Secretário de Esportes e Lazer, João Derly.
A atividade contou com a parceria do Ministério Público do Estado, por meio da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, com o apoio da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) e prefeitura de Capão da Canoa. Além do banho de mar, as crianças e adolescentes participaram de atividades recreativas, oficina de conscientização para o trânsito e minirrústica.
Os cães farejadores do Denarc realizaram uma apresentação para os jovens, demonstrando como os cães encontram drogas, armas e explosivos. O público teve a oportunidade de assistir um pouco do cotidiano dos cães e seus adestradores, além do trabalho no combate ao tráfico de drogas.
Os jovens assistiram uma rápida palestra sobre sinalização, prevenção e educação para o trânsito. Após a aula, o público jovem andou nos minibuggys da Polícia Civil em uma pista montada com sinalização, semáforo e faixa de pedestres.
Também foi montada uma minirrústica para os adolescentes na beira da praia. Antes da prova, um alongamento e aquecimento orientado por policiais civis com formação na área de educação física foram realizados junto com os pequenos atletas. Todos os participantes receberam camisetas e bonés da Polícia Civil, além de medalhas cedidas pela Secretaria de Esporte e Lazer.
Uma oficina de desenho ainda foi montada no espaço da Polícia Civil para que as crianças pudessem demonstrar suas habilidades artísticas, pintando ilustrações em cartilhas educativas da instituição. Durante as atividades foram distribuídos material informativo da Delegacia Online, mapa turístico e rodoviário do RS e cartilhas de material preventivo e educativo da Polícia Civil.
Por indicação do Ministério Público, a experiência de passar um dia na praia foi direcionada às crianças, com idade entre cinco e 17 anos, do Centro de Educação Profissional São João Calábria, de Porto Alegre. O projeto Casas-Lares Calábria visa ao acolhimento, em unidade residencial, de crianças, adolescentes e jovens, com idade entre zero e 17 anos, em regime de medida protetiva de acolhimento.
Jorge Felipe