As startups envolvidas com o ecossistema de inovação gaúcho podem se inscrever gratuitamente na plataforma Rede RS Startup. Lançado durante o South Summit Brazil 2023, o ambiente digital é fruto de um contrato entre a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), com gestão da Aliança para Inovação (formada pelas instituições UFRGS, PUCRS e Unisinos).
Na Sict, o projeto é acompanhado pelo programa Startup Lab, cujo propósito é aproximar empresas e startups por meio de colaborações. Segundo a secretária Simone Stülp, a plataforma consolida essa estratégia ao disponibilizar os chamados desafios de inovação aberta, nos quais as empresas compartilham seus problemas e as startups apresentam as respectivas soluções. “O ecossistema de inovação gaúcho ganha muito com a Rede RS Startup, que passa a ser uma vitrine para o trabalho tecnológico desenvolvido no Estado”, ressalta Simone.
O núcleo gestor da plataforma foi selecionado por edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e conta com doze integrantes. A coordenadora Clarice Schneider Lamb explica que o grupo tem focado em visitar startups, principalmente nos parques tecnológicos das universidades da Aliança para Inovação, e participar de eventos como a Gramado Summit. “Além disso, estamos fazendo o planejamento estratégico, que vai guiar nossos passos nos próximos três anos. Queremos desenvolver ações com startups de todo o Estado, principalmente do interior”, comenta Clarice.
Cerca de 40 startups de diferentes segmentos já se inscreveram na plataforma. Elas contam com algumas funcionalidades disponíveis, como mapa do ecossistema de inovação, agenda de eventos e trilha de desenvolvimento (que inclui os desafios). O sistema ainda está sendo aprimorado pela Procergs.
O sócio-administrador da SAGE IOT, Affonso Ribeiro, relata que a startup da área de big data e inteligência artificial buscava um espaço para troca de informações e contatos, requisitos atendidos pela Rede RS Startup. “Um local no qual se possa expor o que a empresa faz sempre é bem-vindo, ainda mais se contar com infraestrutura do Estado, que preza esse tipo de negócio e incentiva ações no ramo”, comenta Ribeiro.
Já o fundador e CEO do ConsignadoAPP, Lucas Mello, conta que a startup de gestão de empréstimo consignado aderiu à plataforma logo após o lançamento no South Summit Brazil. “Entendemos que a rede proporciona a reunião de ecossistemas e permite a criação de políticas públicas para o segmento. Além disso, realiza a conexão com possíveis parceiros de negócios e até otimiza a utilização de recursos, movimentando a inovação e a economia”, afirma Mello.
Texto: João Felipe Brum/Ascom Sict
Edição: Felipe Borges/Secom